A Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS) conta com uma chapa única no processo eleitoral de renovação da diretoria para o biênio 2021-2023. A chapa inscrita é composta por pesquisadores de várias regiões brasileiras. A candidata à Presidência é a Profa. Dra. Roseli Figaro, da Universidade de São Paulo (USP); a candidata à Vice-Presidência é a Profa. Dra. Raquel Recuero, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); para a Secretaria Geral, o Prof. Dr. João Curvello, da Universidade de Brasília (UnB); o candidato à Diretoria Científica é o Prof. Dr. Rafael Grohmann, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); e na Tesouraria, Profa. Dra. Camilla Tavares, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A COMPÓS completa 30 anos em 2021. O plano de ação elaborado pela chapa explica o objetivo da Associação desde a sua gênese: “a missão da Compós sempre foi a de contribuir para o avanço da organização acadêmico-científica, apoiando e lutando pelos programas de pós-graduação e pela própria representatividade da área, bem como oportunizando espaços de interlocução para a sua comunidade, sobretudo, por meio do Encontro Anual”.
A coordenadora do grupo de pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade (COPS), Camilla Tavares, explica a importância de fazer parte da chapa e ao mesmo tempo ser coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA/Imperatriz). “Estar na coordenação e na chapa faz com que eu possa fazer ponte entre as necessidades dos programas – sobretudo os mais novos – e as demandas da Associação. A chapa está muito engajada em ouvir e agregar o máximo os pesquisadores da área e a fazer uma gestão colegiada, baseada em ações propositivas”.
Sobre as propostas específicas para a área financeira, a pesquisadora comenta “a gente sabe que o grande problema hoje para os programas de pós-graduação é viabilizar recursos para o pagamento da anuidade da Associação. Ao mesmo tempo, a Compós precisa dessa receita para poder existir e desenvolver seu trabalho. Assim, vamos estudar formas de otimizar os recursos e ampliar as fontes de receitas”.
Para conhecer todas as propostas que a chapa planeja implementar para o biênio 2021-2023, caso eleita, basta acessar aqui.
Matéria por: Maria Carolina Nascimento e Joilson Barros
Deixe uma resposta