Otávio Neto e William Ferreira debatendo sobre suas pesquisas

O Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade – COPS, teve sua primeira reunião presencial após dois anos de reuniões online por conta do período crítico da pandemia da Covid-19 no mundo.

A reunião aconteceu no dia 26 de outubro, e contou com a presença dos pesquisadores que fazem parte do grupo, graduandos, mestrandos e doutorandos.  Além também da presença da coordenadora do grupo de pesquisa, Camilla Tavares, e da vice coordenadora, Clara Câmara. A reunião foi voltada para a apresentação das pesquisas dos mestrandos, Otávio Neto e William Ferreira.

Os mestrandos que estão desenvolvendo suas pesquisas, fizeram uma apresentação sobre o andamento das mesmas. William Ferreira apresentou sua pesquisa que tem como título “Impulsionamento de conteúdo nas eleições 2022: Um estudo do Facebook e Instagram dos candidatos ao Governo do Estado do Maranhão”. Pesquisa essa que teve o intuito de estudar a utilização maciça da internet e das mídias sociais como ferramenta de propaganda durante as eleições do ano de 2022, pelos candidatos à disputa pelo governo do Maranhão a partir do impulsionamento de conteúdo pago (ICP) no Facebook e Instagram durante o período eleitoral. Já Otávio Neto, apresentou o desenvolvimento de sua pesquisa que tem como título “Entre a promessa de modernidade e a desmemória: A história do fim do jornal impresso O Estado do Maranhão”. A pesquisa de Neto está voltada para o fim do jornal impresso mais tradicional do Maranhão, e também se destacam o processo de migração das assinaturas e dos leitores dos seus editores e seu final; além da compreensão geral sobre os processos sociais presentes nos últimos momentos da redação do jornal.